Cidades

Doar leite é doar vida

É em uma pequena sala do Posto de Saúde Central de Maricá que uma das maiores ligações entre mãe e filho acontecem. A Sala de Coleta e de Orientação, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, recebe mães que precisam de ajuda para começar a amamentar seus filhos recém-nascidos. Ali, além do apoio de uma equipe de enfermeiras, as mães descobrem que podem salvar outras crianças através da doação de leite.

“Algumas mães vem para a ordenha porque não estão conseguindo amamentar os seus pequenos e acabam se tornando possíveis doadoras”, diz Karina Oliveira, enfermeira responsável pelo núcleo.

A sala de coleta existe há 7 anos. Nos primeiros meses de 2017, 536 mães já foram atendidas pela equipe do posto, o que permitiu a doação de 35 litros de leite. Cada litro é uma conquista e pode alimentar até dez crianças.

Para a doutora Leda Caetana Abraão, pediatra e nutróloga infantil, doar leite humano é um ato de solidariedade. “A doação de leite materno é maravilhosa e necessária. Porque por melhor que sejam as fórmulas de leite que a indústria farmacêutica oferece, nada se compara ao leite materno.”

O processo de doação de leite vai além da coleta. Todo leite doado é encaminhado semanalmente para o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, onde é feita a análise e pasteurização. Posteriormente, o alimento processado é encaminhado para as UTI’s neonatais de todo o Estado. Essa prática garante a qualidade do leite que é distribuído para os recém-nascidos.

O incentivo ao aleitamento materno e a doação é uma forma de voltar a atenção da sociedade para a importância dos cuidados na alimentação dos bebês. “Até os seis meses é fundamental o aleitamento materno. O leite já possui todos os nutrientes que a criança precisa, não tem porque dar outra coisa até essa idade. Depois são incluídos outros alimentos, mas se puder continuar amamentando até os dois anos, é melhor ainda”, garante a pediatra.

O leite humano é completo e contém todos os nutrientes que um recém-nascido precisa. Além de alimentar o bebê, aumenta sua imunidade, o que auxilia na prevenção de doenças, como alergias, infecções respiratórias e obesidade. E os benefícios da amamentação também se estendem para as mães. A mulher que amamenta tem menos sangramento pós parto e perde o peso adquirido durante a gestação de forma mais rápida. Para as mães, amamentar é uma experiência única. “É muito bom saber que a gente tá alimentado uma pessoa. Eu tinha muito medo de não ter leite, mas graças a Deus, está tudo certo”, diz Marlene dos Rios, 21, mãe da pequena Janaína, de 18 meses.

Para doar, basta entrar em contato com a sala de coleta e se cadastrar. Caso a mãe não possa comparecer ao posto, uma equipe vai até ela para orientar sobre os cuidados com a higiene na extração do leite, que deve ser colocado em potes de vidro de boca larga, esterilizados e com tampa de plástico. Para manter seus nutrientes intactos, é preciso que o leite fique por no máximo 12 horas na geladeira, após esse tempo é necessário que seja congelado, condição que permite que sua estrutura se mantenha por até 15 dias.

Para as mamães que tem medo de doar, a Dra. Leda Caetana garante que não há motivos para preocupação. “Quanto mais você fornece o leite, mas estimula a produção. Não é como uma caixa d’agua que você estoca, ela esvazia e depois não tem. Quanto mais você dá leite para o bebê ou tira para doar, mais você vai produzir”, conclui.

Estamos  na Semana Mundial do Aleitamento Materno e também no mês da amamentação, por isso, no próximo sábado (5/8) a Prefeitura de Maricá se une à  50 outras cidades brasileiras engajadas na  campanha  “Hora do Mamaço” . O evento acontecerá na Praça Orlando de Barros Pimentel, a partir das 09h30.  O objetivo é para reunir mães e bebês em um grande movimento de amamentação pública e pacífica para a conscientização da sociedade do Ato de Amamentar.

Para maiores informações, o Posto de Saúde Central da Prefeitura de Maricá funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00. O endereço é Rua Clímaco Pereira, nº 375 - Centro da cidade. Para maiores informações basta entrar em contato através do telefone: 2637-3395.

O Posto de Saúde Central da Prefeitura de Maricá funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 as 17:00. O endereço é Rua Climaco Pereira, nº 375 - Centro da cidade. Para maiores informações basta entrar em contato através do telefone: 2637-3395.

< SES confirma morte de bebê baleado na barriga da mãe Termina hoje(31) prazo para sacar FGTS de contas inativas <